réveillon em Madri 2019/2020

Passar o fim do ano e viver o réveillon em Madri é a escolha de cada vez mais brasileiros e portugueses. Pensando em quem está planejando viajar nessa época do ano, elaboramos este texto com algumas informações importantes. Veja também os textos Natal em Madri e o que fazer em Madri no 1º de janeiro, com informações sobre esse período do ano, logo antes do réveillon.

réveillon em Madri

INFORMAÇÕES SOBRE O RÉVEILLON EM MADRI

1. Como é o tempo durante o período do réveillon em Madri

No texto Quando visitar Madri explicamos, de forma detalhada, como é o clima no último mês do ano.

No final de dezembro começa o inverno em Madri, que em geral está marcado pelo frio intenso. Dezembro é o segundo mês mais frio do ano em Madri. A média das temperaturas máximas para o mês é de 10°C e a mínima de 3,6°C. É importante levar um bom agasalho nesta época do ano. A maioria dos hotéis e apartamentos estão equipados com aquecimento, o que ajuda a encarar o frio do inverno. Dezembro é o terceiro mês mais chuvoso do ano, com 51 mm de chuva durante o período. Historicamente, o mês registra uma média de 7 dias de chuva e 7 dias sem uma nuvem no céu.

Se você pretende sair à noite, especialmente na noite do dia 31 de dezembro, vai precisar se agasalhar muito bem e, se estiver soprando vento, a sensação térmica pode despencar muitos graus, ficando abaixo de zero. Em invernos muito frios, pode nevar em Madri.

réveillon em Madri

2. Tradições do réveillon em Madri

Madri conta com a festa de réveillon de rua mais tradicional e famosa da Espanha. Acontece na Puerta del Sol, onde milhares de pessoas se juntam para receber o ano novo. A entrada do novo ano é marcada pelas campanadas (o som dos sinos que anunciam a meia-noite) do relógio no alto da sede do governo da Comunidad Autónoma de Madri. É tradicional comer uma uva ao som de cada campanada, até completar um total de 12 uvas.

réveillon na Puerta del Sol, Madri

Em anos recentes, devido a grande quantidade de visitantes que desejam receber o ano na Puerta del Sol, o número de pessoas que pode acessar a praça está limitado e controlado. Para conseguir entrar, vai ter que chegar cedo. É uma celebração para quem gosta de multidões apertadas em um espaço pequeno.

Veja outras tradições do réveillon em Madri:

  • o 28 de dezembro é o dia dos Santos Inocentes. Na Espanha, equivale ao nosso 1º de abril, e o tradicional na data é “gastar inocentadas”, pequenas brincadeiras. A mídia costuma publicar notícias falsas.
  • o jantar do dia 31 de dezembro não conta com nenhum ingrediente tradicional e costuma ser realizado ou em casa ou com os amigos. Finalizado o jantar, as pessoas se concentram nas ruas para dar a bem-vinda ao novo ano.
  • a entrada do novo ano é marcada pelas campanadas, o som dos sinos que anunciam a meia noite. É tradicional comer uma uva ao som de cada campanada, até completar um total de 12 uvas. A tradição das uvas de la suerte está muito viva. Se você quiser se divertir, os supermercados vendem pequenas embalagens com as 12 uvas já sem pele e sem semente.
  • não existe tradição de vestir branco no réveillon em Madri. Quem estiver procurando sorte no amor, vestirá roupa íntima na cor vermelha.
  • na tarde do dia 5 de janeiro tem lugar a “Cabalgata de Reyes”, o desfile do Dia de Reis, um evento de massas que pode concentrar até meio milhão de crianças ao longo das ruas de Madri.
  • no dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, quando as crianças tradicionalmente recebem os presentes de Natal. Para a felicidade das crianças, a tradição está mudando e, cada vez mais, os pequenos recebem seus presentes no dia de Natal, com tempo suficiente para brincar bastante durante as férias escolares.

Veja também as tradições do Natal em Madri.

3. Se locomover no réveillon

Ao contrário do que acontece em Barcelona, o metrô de Madri não funciona ininterruptamente durante a madrugada do dia 1 de janeiro. Mas se você estiver hospedado na região central de Madri não deve ter muitos problemas para voltar no seu hotel a pé.

4. As atrações turísticas durante o réveillon em Madri

Veja a lista de atrações imperdíveis de Madri e como será o funcionamento durante o período.

  • Museo del Prado. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Horário reduzido até as 14h nos dias 24 e 31 de dezembro e 6 de janeiro.
  • Museo Reina Sofía. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro.
  • Museo Thyssen Bornemisza. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Horário reduzido até as 15h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • CaixaForum Madrid. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 e 6 de janeiro. Horário reduzido até as 18h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • Palacio Real de Madri. Fechado nos dias 25 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro. Horário reduzido até as 15h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • Parque del Retiro. Aberto até as 22 horas durante todo o período.
  • CentroCentro. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro. No dia 5 de janeiro, aberto até as 14h.
  • Estadio Santiago Bernabéu. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.
  • Parque de Atracciones. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro.

5. O comércio durante o período do réveillon

As lojas devem abrir no dia 31 até o finalzinho da tarde. Boa parte do comércio permanecerá fechado no dia 1 de janeiro, reabrindo as portas no dia 2. Muitas lojas devem fechar também no dia 6 de janeiro.

6. Bate-voltas durante o réveillon

O inverno em Madri é tempo de frio e também de neve. Todos os bate-voltas saindo de Madri podem ser completados tranquilamente durante esse período do ano. Unicamente não indicamos programar nenhum bate-volta para o dia 1, por conta do transporte limitado e as chances de encontrar diversos lugares fechados.

7. Restaurantes de Madri para o período do réveillon

As informações sobre o jantar de réveillon são atualizadas constantemente, e por isso o melhor é conferir a seção dedicada às cenas de Natal e réveillon em Madri no El Tenedor, o maior site de reservas de restaurantes do mundo, que forma parte do grupo dono do TripAdvisor.

8. Por gentileza, leia com atenção

Muitas informações sobre as atividades que vão acontecer no período do réveillon não foram divulgadas ainda. Atualizaremos o presente texto na hora que soubermos mais detalhes. Os restaurantes normalmente divulgam suas propostas para o período ao longo do mês de dezembro. Volte por aqui para saber mais!

Outras informações

Veja também outros posts do passaporteMADRI com informações básicas sobre a cidade:

Quantos dias ficar em Madri | Clima de Madri | Imigração em Madri | Saúde em Madri | Onde trocar euros em Madri | Segurança em Madri | Idioma em Madri | Feriados em Madri | Tomadas em Madri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima