doces típicos de Madri

Redigimos o presente texto pensando especialmente em quem tem uma queda pelos doces… Venha conhecer quais são os doces típicos de Madri! E não deixe de consultar nossa seleção das melhores doceiras de Madri.

doces típicos de Madri

Os doces típicos de Madri podem ser divididos em dois grandes grupos: os doces que você vai poder experimentar ao longo do ano todo, e aqueles que unicamente são preparados em datas específicas do calendário, principalmente coincidindo com festas religiosas.

Chocolate com churros

doces típicos de Madri: chocolate com churros

A pesar de não ser um doce exclusivo de Madri (pode ser encontrado na Espanha toda), achamos que valia a pena abrir nossa lista de doces típicos de Madri com um produto que você vai encontrar em muitas partes da capital da Espanha. O chocolate com churros é um dos doces mais tradicionais da Espanha. Os churros tradicionais de Madri são mais finos que a versão conhecida no Brasil, e não são recheados. É costume untá-los em uma chícara de chocolate quente. Não são consumidos como sobremesa, e sim em qualquer horário do dia, no café da manhã, no meio da manhã, no meio da tarde. Os churros são vendidos em churrerías.

Buñuelos de viento

doces típicos de Madri: buñuelos de viento
Foto de Pixabay [CC0 1.0].

Os buñuelos de viento são bolas elaboradas com farinha de trigo, banha e ovos, e fritas em azeite muito quente. As bolas podem ser recheadas, principalmente de creme ou chantilly. É um doce tradicional da festa de Todos os Santos, no começo de novembro.

Rosquillas

doces típicos de Madri: rosquillas

As rosquillas (roscas fritas ou preparadas no forno) são bastante consumidas em Madri entre dois feriados muito importantes na capital: o 2 de maio (día da Comunidade de Madri) e o 15 de maio (dia de San Isidro, padroeiro de Madri). No período, são elaborados três tipos: as rosquillas tontas (na foto acima), as mais simples, que costumam estar perfumadas com anis; as rosquillas listas, com açúcar de confeiteiro por cima; e as rosquillas de Santa Clara, banhadas na clara do ovo e cobertas com um merengue seco.

Bartolillos

doces típicos de Madri: bartolillos
Foto de Tamorlan [CC BY 3.0], de Wikimedia Commons.

Os bartolillos são doces típicos de Madri, especificamente da Semana Santa. Parecem um tipo de pastel frito (ao estilo brasileiro) de forma triangular, que é elaborado com uma massa muito fina e recheado com creme de confeiteiro.

Barquillos

doces típicos de Madri: bartolillos
Foto de Tamorlan [CC BY 3.0], de Wikimedia Commons.

O barquillo é um doce muito parecido com o biju brasileiro. Costuma ter forma cilíndrica e é vendido nas ruas pelos barquilleros durante as festas mais importantes de Madri.

Pestiños

doces típicos de Madri: bartolillos

Os pestiños são um doce típico da Andaluzia, e também de Madri, elaborado com farinha frita em azeite e coberta por mel. É um doce típico da Semana Santa e do Natal.

Roscón de Reyes

doces típicos de Madri: Roscón de Reyes

O Roscón de Reyes é um doce tradicional consumido no Día de Reyes, no 6 de janeiro. Na forma externa, é similar ao Bolo de Reis português mas é, na verdade, um doce bastante diferente. Sua massa é esponjosa e é aberto pela metade para poder ser recheado com chantilly ou creme.

Almendras garrapiñadas

doces típicos de Madri: almendras garrapiñadas

As almendras garrapiñadas são típicas da cidade de Alcalá de Henares, e muito consumidas em Madri também. São amêndoas torradas e cobertas por uma capa de caramello crocante, tradicionalmente elaboradas por freiras dentro de conventos.

Outras comidas típicas de Madri

Veja também, no menú comida, os textos dedicados aos pratos típicos de Madri, às tapas típicas de Madri e às bebidas típicas de Madri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *