Museo Nacional Thyssen-Bornemisza

No seguinte texto apresentamos o Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, um dos museus mais importantes de Madri.

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid

O Museo Nacional Thyssen-Bornemisza

O Museo Thyssen-Bornemisza faz parte do Triángulo de Oro das artes em Madri. É uma das coleções particulares de arte mais extraordinárias, principalmente de arte europeia. Enquanto o Museo del Prado e o Museo Reina Sofía permitem estudar em profundidade a obra de um artista, o Thyssen é o lugar para quem quer mergulhar em uma variedade extensa de estilos artísticos. Quase todos os grandes nomes das artes estão presentes no museu, nem que seja com uma única obra. O mérito do Thyssen é reunir todos eles em um único endereço.

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid

A história da coleção é quase tão interessante quanto suas obras. É uma história tipicamente espanhola, envolvendo um romance que tem uma celebridade no meio. Os quadros do museu são o legado do Barón Thyssen-Bornemisza, um magnata alemão-húngaro. Madri conseguiu sua coleção quando o barão se casou com Carmen “Tita” Cervera, um antiga Miss España e ex-esposa de Lex Barker (famoso pelos seus filmes no papel de Tarzan). O acordo foi selado quando o governo espanhol ofereceu reformar o neoclássico Palacio de Villahermosa para ser a sede da coleção.

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid

Apesar do barão ter falecido em 2002, sua glamourosa esposa mostrou ter aprendido muito sobre colecionismo com seu falecido marido. No começo de 2000, o museu comprou dois prédios vizinhos para efetuar uma expensão e servir para apresentar metade da coleção de arte de Carmen Cervera, que hoje é uma importante figura na vida cultural de Madri.

O desenho simples do museu o converte em uma das galerias de arte mais fáceis de percorrer em Madri. Para muitos visitantes, é o museu predileto da cidade. A coleção está distribuída em três andares, com as obras mais antigas no andar superior e as obras de artistas contemporâneos no andar térreo.

Em setembro de 2017, o antigo Museo Thyssen-Bornemisza foi renomeado Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, atingindo a mesma categoria que os vizinhos Museo Nacional del Prado e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. O novo nome acrescenta ênfase no fato de se tratar de um museu público, pertencente ao estado espanhol.

Informações práticas

O endereço oficial do centro cultural é Paseo del Prado, 8. Veja aqui sua localização no mapa.

O horário do museu é:

  • segunda, de 12h a 16h.
  • terça a domingo, de 10h a 19h.

O Museo Nacional Thyssen-Bornemisza fecha no 1 de janeiro, no 1 de maio, e no 25 de dezembro. Abre com horário reduzido, de 12h a 15h, no 24 e 31 de dezembro.

O valor do ingresso é de 12€. O ingresso é gratuito nas segundas-feiras.

Confira outras informações no site oficial do museu.

Como chegar no Museo Thyssen-Bornemisza

O Museo Nacional Thyssen-Bornemisza está localizado no principal eixo de cultura e museus da capital da Espanha, muito próximo do Museo del Prado.

A estação do metrô de Madri Banco de España (na linha 2, vermelha) é a mais próxima do museu.

O Museo Thyssen-Bornemisza no seu roteiro por Madri

O Museo Nacional Thyssen-Bornemisza é visitado ao longo do roteiro 2 do nosso Madri em 9 roteiros.

Dica do passaporteMADRI

O museu pode ser visitado gratuitamente nas segundas-feiras. Aproveite!

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima