As rebajas

As rebajas (liquidações) são o momento mais esperado pelos consumidores em Madri e na Espanha toda. É o período no qual as lojas sacam seus estoques a preços reduzidos e os consumidores têm as maiores e melhores chances de garimpar ótimas pechinchas.

as rebajas en madrid

“Rebajas” de inverno e de verão

Há dois períodos de rebajas durante o ano:

  • as rebajas de enero (ou rebajas de invierno). Começam depois do dia 1 de janeiro e se extendem até o final do mês de fevereiro. Recentemente estamos vendo cartazes nas lojas, anunciando as rebajas, logo depois do Natal, rompendo com o calendário tradicional das rebajas.
  • as rebajas de julho (ou rebajas de verano). Começam depois do dia 1 de julho e se extendem até o final de agosto.

A data oficial das rebajas costumava ser determinada pelo governo de cada região. Hoje cada comerciante pode escolheruma data. Mas a maioria acompanha o calendário tradicional para evitar confundir os consumidores.

Durante as rebajas, os descontos podem variar de 20% até 90%, dependendo do produto e da loja. Em geral, os descontos são menores logo no início das rebajas, quando ainda é possível encontrar grande variedade de numerações e os itens mais cobiçados começam a sumir das prateleiras. É possível encontrar muita gente nas lojas, inclusive com longas filas para os provadores ou para pagar.

Já no final das rebajas estão os melhores descontos, em geral para produtos menos interessantes ou com numerações mais limitadas. Por isso, comprar logo no começo das rebajas pode ser bom, principalmente se você já tem algum produto em mente; deixar para o final também pode ser uma boa para quem quer comprar algo pelo melhor preço.

O periodo final das rebajas é conhecido como segundas rebajas ou até terceras rebajas, sinalizando o número de vezes que os preços podem ser reduzidos.

Não esqueça do passaporte

Vale lembrar que, para pagamento com cartão de crédito nas lojas da Espanha, pode ser necessária a apresentação de documento de identificação. No caso dos brasileiros será preciso apresentar o passaporte original, não adianta apresentar uma cópia, pois já vimos não serem aceitas. Lembre-se também que as lojas espanholas não parcelam as compras no cartão de crédito. O passaporte também será necessário na hora de pedir o documento para a devolução do IVA.

A devolução do IVA continua valendo!

Durante o periodo das rebajas continua sendo possível solicitar a devolução do IVA, sempre que o estabelecimento participe do programa Tax Free. Na Espanha, existe a possibilidade de devolução de parte do IVA pago pelos turistas na compra de produtos que não ficarão no território espanhol. Essa tramitação é conhecida como Tax Free.

Outras informações sobre compras em Madri

Confira outros textos do passaporteMADRI dedicados às compras na capital da Espanha: horário das lojas em Madri | mercados e feirinhas em Madri | shoppings em Madri | outlets em Madri | El Rastro | El Corte Inglés | a devolução do IVA em Madri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *