Palacio Real

O Palacio Real, localizado no coração de Madri, é o palácio mais importante e famoso da capital da Espanha. Continue lendo para saber tudo sobre ele.

Palacio Real, Madri

História do Palacio Real

O Palacio Real não é a residência da família real espanhola, que vive no Palacio de la Zarzuela, um antigo palácio de caça nas redondezas de Madri. Porém, o palácio ainda é usado para banquetes oficiais, cerimônias de estado e outros eventos importantes.

Palacio Real, Madrid

A origem do palácio está no século IX, quando o reino muçulmano de Toledo construiu uma fortaleza, que depois seria usada pelos reis de Castela. No século XVI foi construída outra fortaleza no lugar. O palácio atual foi erguido no lugar anteriormente ocupado pelo Alcázar, destruído por um incêndio na noite de Natal de 1724. O rei Felipe V encomendou um palácio para sua dinastia, e o trabalho de construção começou em 1738 e finalizou em 1755.

Palacio Real, Madri

O rei Carlos III, filho de Felipe V, mudou para o novo palácio em 1764. O Palacio Real seria a principal residência dos reis da Espanha até 1931, quando o rei Alfonso XXX partiu para o exílio, após o triunfo dos republicanos nas eleições.

Palacio Real, Madri

Dentro do Palacio Real

O Palácio, um dos maiores da Europa, ocupa 13 hectares, tem 2.800 quartos (dos quais 50 estão abertos ao público), 870 janelas, 240 sacadas e 44 escadarias. A visita ao palácio é muito interessante e altamente recomendável. A visita percorre diferentes espaços do complexo.

Palacio Real, Madri

A principal escadaria, grandiosa como o poder imperial da monarquia espanhola, leva até os apartamentos reais e o Salón del Trono. Este luxuoso salão conta com parades cobertas com veludo e um teto pintado pelo mestre barroco veneziano Tiépolo, que foi um favorito do rei Carlos III.

O Salón de Gasparini tem um lindo teto de estuco e paredes decoradas com sedas. A estética da Sala de Porcelana é diferente, mas o toque de extravagância continua com muitas peças da antiga fábrica de porcelana do Retiro. Também se visita a enorme sala de jantar de Gala.

A Farmacia Real contém uma coleção formidável de gabinetes para a armazenagem de ervas medicinais, potes, garrafas e receitas da família real.

A Armería Real, considerada junto com a de Viena uma das melhores do mundo, conta com peças do século XV e posteriores.

O Palácio está rodeado pelos lindos parques dos Jardines de Sabatini e do Campo del Moro. O acesso aos jardins é feito pela parte exterior do palácio, e o ingresso é livre.

Palacio Real, Madri

Informações práticas sobre o Palacio Real

O Palacio Real fica na Calle Bailén, s/n, junto à Catedral de la Almudena e na frente da Plaza de Oriente. A estação de metrô mais próxima é a Ópera, das linhas 2 (vermelha) e 5 (verde).

Os horários de visitação do palácio são os seguintes:

  • de outubro a março, segunda a domingo, de 10h a 18h.
  • de abril a setembro, segunda a domingo, de 10h a 20h.

O Palácio costuma ficar fechado nas seguintes datas: 1 e 6 de janeiro; 1 de maio; 12 de outubro (fecha às 17h) ; 24 (fecha às 15h), 25 e 31 (fecha às 15h) de dezembro.

A visita ao interior do palácio, que é livre, pode levar entre 45 minutos e uma hora. Calcule mais 30 minutos para percorrer a Real Armería.

Veja outras informações no site oficial do palácio, que pertence ao Patrimonio Nacional da Espanha. Clique aqui para conhecer a informação específica relacionada com a compra de ingressos para visitar o palácio.

Palacio Real, Madrid

A troca da guarda no Palacio Real

Quem gosta de presenciar eventos cerimoniais está com sorte. O Palácio Real de Madri é palco não de uma, mais de duas cerimónias de troca da guarda: o Relevo Solemne de la Guardia e o Relevo de guardia en la Puerta del Príncipe.

Palacio Real, Madrid

Relevo Solemne de la Guardia

A cerimónia mais espetacular é o Relevo Solemne de la Guardia, que acontece a primeira quarta-feira de cada mês, sempre que não houver nenhum ato oficial no palácio ou estiver chovendo forte. A cerimónia não acontece nos meses de janeiro, agosto e setembro.

A cerimónia começa às 12h e dura aproximadamente 50 minutos. A entrada é livre e gratuita e quem quiser pegar um bom lugar deve chegar bem cedo.

Palacio Real, Madrid

Relevo de guardia en la Puerta del Príncipe

Uma cerimónia mais discreta, mas igualmente interessante, acontece todas as quartas-feiras e sábados ao longo do ano, sempre que não houver nenhum ato oficial no palácio ou estiver chovendo forte. o Palco é a Puerta del Príncipe, a porta do palácio que fica virada para a Plaza de Oriente.

A cerimónia, que se repete várias vezes, acontece entre as 11h e às 14h. Entre 17 de junho e 15 de setembro acontece entre as 10h e as 12h.

Pela facilidade de presenciar esta troca da guarda, com a participação de quatro cavalos e 14 guardas, não costuma juntar tanta gente quanto o Relevo Solemne.

Confira informações atualizadas sobre as cerimónias no site da Guardia Real.

Dica do passaporteMADRI

Se você conta com flexibilidade na sua agenda, deve saber que, toda semana, de segunda a quinta, de 16h a 18h (de outubro a março) e de 18h a 20h (de abril a setembro) o ingresso é gratuito para cidadãos da União Europeia e também de países latinoamericanos, inclusive o Brasil. Se você quiser aproveitar esse benefício, leve seu passaporte.

O ingresso também é gratuito durante o dia todo no 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, e no 12 de outubro, Festa Nacional da Espanha.

O horário de visitação gratuito é muito popular e costumam formar-se grandes filas na porta do palácio.

O Palacio Real no seu roteiro por Madri

O Palacio Real é visitado ao longo do roteiro 1 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

2 comentários em “Palacio Real”

  1. Avatar

    Boa tarde Tony! Vi muitas pessoas reclamando da fila no Palácio Real. Mas creio que a fila seria pra comprar o ingresso, não? Caso eu compre por esse link que indicastes por aqui, é só imprimir o voucher e apresentar na entrada? Sabe se é feito algum tipo de ” revista ” antes de entrarmos no Palácio e se é permitido tirar fotos? Abs.

    1. Tony | passaporte MADRI
      Tony | passaporte MADRI

      Bom dia, Francisco. No texto acima colocamos um link para o site oficial do Palacio Real. Não contamos com um parceiro para a compra de ingressos para visitar o palácio, e por isso indicamos o site oficial. Com o ingresso comprado online, você imprime o voucher, ou leva no seu smartphone, e pega a fila rápida de quem comprou o ingresso antecipadamente. Seus pertences vão ser revistados antes de entrar no palácio. Nas áreas abertas do palácio a fotografia é liberada. Porém, está proibida dentro do palácio. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima