Natal em Madri 2019

natal em Madri

Madri é um destino clássico para passar o Natal na Europa (veja também o texto que dedicamos ao réveillon em Madri, com informações sobre esse período do ano). Muitos brasileiros, e especialmente portugueses, escolhem visitar a capital da Espanha durante o período do final de ano. Pensando em quem está planejando viajar nessa época do ano, elaboramos este texto com algumas informações importantes (se você estiver visitando Barcelona também, não perca o texto Natal em Barcelona).

MUITO IMPORTANTE: Muitas informações sobre as atividades que vão acontecer no período do Natal não foram divulgadas ainda. Atualizaremos o presente texto na hora que soubermos mais detalhes. A maioria das informações relacionadas com o Natal em Madri costumam aparecer nos meses de novembro e dezembro. Volte por aqui para saber mais!

INFORMAÇÕES SOBRE O NATAL EM MADRI

natal em Madri

1. Como é o tempo em Madri durante o período do Natal

No texto Quando visitar Madri explicamos, de forma detalhada, como é o clima no último mês do ano.

No final de dezembro começa o inverno em Madri, que em geral está marcado pelo frio intenso. Dezembro é o segundo mês mais frio do ano em Madri. A média das temperaturas máximas para o mês é de 10°C e a mínima de 3,6°C. É importante levar um bom agasalho nesta época do ano. A maioria dos hotéis e apartamentos estão equipados com aquecimento, o que ajuda a encarar o frio do inverno. Dezembro é o terceiro mês mais chuvoso do ano, com 51 mm de chuva durante o período. Historicamente, o mês registra uma média de 7 dias de chuva e 7 dias sem uma nuvem no céu.

Se você pretende sair à noite, vai precisar se agasalhar muito bem e, se estiver soprando vento, a sensação térmica pode despencar muitos graus, ficando abaixo de zero. Em invernos muito frios, pode nevar em Madri.

2. Algumas tradições do Natal em Madri

São inúmeras as diferenças de como se comemora o Natal em Madri, quando comparamos com as tradições do Brasil. Conheça algumas tradições muito diferentes:

  • a noite do dia 24 é reservada para comemorações familiares. O tradicional é jantar em casa com a família. A reunião familiar se repete no almoço do dia 25.
  • os espanhóis amam os doces. Nas mesas de Natal não podem faltar o turrón e outros doces mega calóricos.
  • a bebida oficial do período é o cava, o espumante típico da Catalunha.
  • o 28 de dezembro é o dia dos Santos Inocentes. Na Espanha, equivale ao nosso 1º de abril, e o tradicional na data é “gastar inocentadas”, pequenas brincadeiras. A mídia costuma publicar notícias falsas.
  • A figura de Papai Noel já está mais presente, mas a maioria das crianças espanholas escreve sua cartinha de pedidos para o Rei Mago de sua preferência. Nos centros comerciais é comum encontrar com os Reis Magos recebendo cartinhas de muitas crianças.

3. As atrações turísticas durante o Natal em Madri

Veja a lista de atrações imperdíveis de Madri e como será o funcionamento durante o período.

  • Museo del Prado. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Horário reduzido até as 14h nos dias 24 e 31 de dezembro e 6 de janeiro.
  • Museo Reina Sofía. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro.
  • Museo Thyssen Bornemisza. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Horário reduzido até as 15h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • CaixaForum Madrid. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 e 6 de janeiro. Horário reduzido até as 18h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • Palacio Real de Madri. Fechado nos dias 25 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro. Horário reduzido até as 15h nos dias 24 e 31 de dezembro.
  • Parque del Retiro. Aberto até as 22 horas durante todo o período.
  • CentroCentro. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 e 6 de janeiro. No dia 5 de janeiro, aberto até as 14h.
  • Estadio Santiago Bernabéu. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.
  • Parque de Atracciones. Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro.

3. Atividades no Natal

natal em Madri

Sem chegar à loucura do Brasil, o Natal em Madri é tempo de compras. As ruas do centro da cidade são decoradas com luzes coloridas e as pessoas vão para as lojas à procura daquelas comprinhas de fim de ano. As ruas ao redor da Puerta del Sol, e particularmente a Calle Preciados, ficam especialmente lotadas durante o período. Se você estiver com crianças, no perca o show de Natal do Cortylandia (foto acima), muito próximo da Puerta del Sol (veja a localização exata aqui). Alem dos madrilenhos indo às compras, espanhóis de muitas cidades do país visitam a capital para fazer compras.

O centro das celebrações do Natal em Madri é a Puerta del Sol.

5. O comércio durante o período do Natal

O período anterior ao Natal é o mais importante do ano para o comércio de Madri.

As lojas devem abrir no dia 24 até o finalzinho da tarde. Boa parte do comércio permanecerá fechado no dia 25, reabrindo as portas no dia 26.

6. Bate-voltas durante o Natal

O inverno em Madri é tempo de frio e também de neve. Todos os bate-voltas saindo de Madri podem ser completados tranquilamente durante esse período do ano. Unicamente não indicamos programar nenhum bate-volta para os dias 24 e 25, por conta do transporte limitado e as chances de encontrar diversos lugares fechados.

7. Restaurantes de Madri para o período do Natal

As informações sobre a ceia e o almoço de Natal são atualizadas constantemente, e por isso o melhor é conferir a seção dedicada a Madri no El Tenedor, o maior site de reservas de restaurantes do mundo, que forma parte do grupo dono do TripAdvisor.

8. Por gentileza, leia com atenção

Muitas informações sobre as atividades que vão acontecer no período do Natal não foram divulgadas ainda. Atualizaremos o presente texto na hora que soubermos mais detalhes. Os restaurantes normalmente divulgam suas propostas para o período ao longo do mês de dezembro. Volte por aqui para saber mais!

Outras informações

Veja também outros posts do passaporteMADRI com informações básicas sobre a cidade:

Quantos dias ficar em Madri | Clima de Madri | Imigração em Madri | Saúde em Madri | Onde trocar euros em Madri | Segurança em Madri | Idioma em Madri | Feriados em Madri | Tomadas em Madri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima