pratos típicos de Madri

Quem visita a capital da Espanha pode sentir curiosidade por saber quais são os pratos típicos de Madri. Sobre eles vamos falar no presente texto. Continue lendo para saber mais!

pratos típicos de madri

A culinária típica de Madri incorpora pratos da Espanha toda, com adaptações feitas para dar um intenso sabor local. Você vai encontrar muitos nomes de pratos com o sobrenome a la madrileña acrescentado após o nome. Aliás, uma característica dos pratos típicos de Madri mais conhecidos é que contam com sabores fortes e, às vezes, contundentes.

Os pratos típicos de Madri

Cocido madrileño

pratos típicos de Madri: cocido madrileño
Foto de Mdkeene3284 [CC BY-SA 3.0], de Wikimedia Commons.

O prato mais famoso de Madri é um preparo contundente ideal para os dias mais frios do ano. O prato está composto de três partes distintas (conhecidas como vuelcos), para serem degustadas separadamente:

  • uma sopa feita com o caldo resultante da elaboração do cozido.
  • grão de bico com verduras e batatas.
  • e, finalmente, vários tipos de carne (de ave, vaca e porco).

Callos a la madrileña

pratos típicos de Madri: callos a la madrileña
Foto de Javier Lastras [CC BY 2.0], de Wikimedia Commons.

Os callos a la madrileña são mais outro prato ideal para o frio do inverno. O prato é elaborado com o estômago da vaca (bucho), servido tradicionalmente em uma panela de barro e acompanhados de linguiça, chouriço e presunto.

É um prato que, pelo seu forte sabor, não deve agradar todos os paladares.

Sopas de ajo

pratos típicos de Madri: sopa de ajo
Foto de G M [CC BY 2.0], de Wikimedia Commons.

Uma sopa simples e saborosa, muito tradicional da região da Castela, que é mais um prato muito típico de Madri. A sopa é elaborada com pão, alho, ovo (inteiro ou mexido), sal, azeite e páprika.

Besugo a la madrileña

pratos típicos de Madri: besugo a la madrileña
Foto de Rita E [CC0 1.0].

A pesar da distância do mar, os pratos com peixe são essenciais na culinária de Madri. Entre eles, um dos mais tradicionais é o besugo a la madrileña (também conhecido como besugo al horno). O besugo é uma espécie pescada tanto no Mar Mediterrâneo quanto no Oceâno Atlântico. O peixe é assado no forno, acompanhado de verduras, salsinha, alho, vinho branco e batatas. Em alguns restaurantes é acrescida uma base de mariscos.

É um prato típico do Natal em Madri.

Outras comidas típicas

Veja também, no menú comida, os textos dedicados às tapas típicas de Madri, aos doces típicos de Madri e às bebidas típicas de Madri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima