dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas

Bem-vindo ao texto onde compartilhamos nossas dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas.

dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas

Como ir do aeroporto de Madri ao centro | Hotéis próximos do aeroporto de Madri | conexão com Air Europa no aeroporto de Madri

Madri conta com um único aeroporto, conhecido popularmente como o aeroporto de Barajas. Seu nome oficial é Aeropuerto Adolfo Suárez Madrid-Barajas e seu código é MAD. O aeroporto de Madri está localizado no município de Barajas, a 18 km ao nordeste do centro de Madri (confira sua localização no Google Maps).

No presente texto você vai saber como é o aeroporto de Madri Barajas, quais são seus terminais, como se locomover entre os terminais e quanto tempo é necessário para uma conexão.

Como é o aeroporto de Madri Barajas

O aeroporto de Madri Barajas é o mais movimentado da Espanha e um dos mais movimentados da Europa.

A melhor forma de entender como é o aeroporto de Madri Barajas é pensar nele como se fossem, na verdade, dois aeroportos diferentes que compartilham alguns elementos em comum, como as pistas de pouso e decolagem.

O núcleo original do aeroporto está formado pelo aeroporto antigo e os terminais 1, 2 e 3. Já o núcleo mais moderno do aeroporto, bastante distante do aeroporto antigo, está formado pelos terminais T4 e T4S.

Quais são os terminais de Madri Barajas

O aeroporto de Madri Barajas conta com cinco terminais:

  • o TERMINAL 1, ou T1, corresponde a parte do antigo aeroporto internacional. É o terminal que fica mais próximo da cidadezinha de Barajas. É utilizado principalmente para voos com destino a países que não pertencem ao Acordo Schengen.
  • o TERMINAL 2, ou T2, corresponde ao antigo aeroporto doméstico e parte do aeroporto internacional. Fica a continuação do T1. É utilizado principalmente para voos com destino a países que pertencem ao Acordo Schengen.
  • o TERMINAL 3, ou T3. Hoje não funciona como terminal independente, parte das suas instalações são usadas como uma extensão do T2. É interessante porque vários portões de embarque do T2 ficam, na verdade, dentro do T3.
  • o TERMINAL 4, ou T4, o terminal mais moderno do aeroporto, fica a vários quilômetros de distância do T1, T2 e T3. A denominação T4 pode trazer alguma confusão para os viajantes: na verdade o terminal T4 está formado por dois terminais separados, o T4 e o T4S.
  • o TERMINAL 4S, ou T4S, é um terminal satélite que depende do terminal T4.

Pode ver na seguinte imagem a localização do terminal T4, à esquerda, e do T4S (satélite), à direita.

aeropuerto de Barajas

Se você quiser saber em qual terminal opera sua companhia aérea, confira a informação no seguinte link da AENA (a INFRAERO espanhola).

Onde chegam os voos vindos do Brasil?

Os voos da companhia Air Europa vindos do Brasil chegam no T1.
Os voos da companhia Air China vindos do Brasil chegam no T1.
Os voos da companhia Iberia vindos do Brasil chegam no T4S.
Os voos da companhia Latam vindos do Brasil chegam no T4S.

Como se locomover entre os terminais

Os terminais T1, T2 e T3 do aeroporto de Barajas ficam dentro do mesmo prédio e podem ser acessados a pé sem necessidade de sair na rua. Já os terminais T4 e T4S ficam muito distantes dos T1, T2, e T3 e não é possível chegar até eles a pé.

transporte entre terminais

Existe uma lanzadera (ônibus gratuito, na cor verde, veja a foto acima) interligando todos os terminais do aeroporto. Funciona durante as 24 horas do dia. O ônibus faz o percurso T1 > T2 > T3 > T4 e a viagem de volta T4 > T3 > T2 > T1. Está preparado para o transporte de malas.

Veja de forma resumida:

  • como ir do T1 ao T2 e vice versa. Caminhe. A distância é muito curta.
  • como ir do T1 ao T4 e vice versa. Use o ônibus gratuito. O tempo de viagem é de aproximadamente 10 minutos.
  • como ir do T2 ao T4 e vice versa. Use o ônibus gratuito. O tempo de viagem é de aproximadamente 10 minutos.
  • como chegar no T4S. A única forma de chegar no T4S é usando um trem subterrâneo que conecta o T4 com o T4S. É um transporte gratuito. Para chegar na estação do trem basta seguir as indicações espalhadas pelo aeroporto. A estação encontra-se no nível inferior tanto do T4 como do T4S. O trem circula com intervalos regulares de menos de 10 minutos. Veja com mais detalhe como ir do T4 ao T4S.

dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas

Quanto tempo é necessário para completar uma conexão no aeroporto?

A seguir apresentamos o que consideramos ser o intervalo de tempo mínimo para uma conexão em Madri Barajas. Se sua tolerância ao risco de perder o voo for muito alta, pode tentar um tempo de conexão menor. Nós não gostamos de estrese durante o voo, pensando na possível conexão perdida, e por isso nossos intervalos de conexão costumam ser bastante conservadores. Preferimos esperar no aeroporto que perder a conexão. Não deixe de consultar o texto conexão com Air Europa no aeroporto de Madri.

Conexão entre o T4S e o T4

Conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão, no caso de já ter despachado a bagagem até o destino final. Se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino, é melhor contar com três horas.

Conexão entre o T1 e o T2

Conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão, no caso de já ter despachado a bagagem até o destino final. Se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino, é melhor contar com três horas. O T1 e o T2 ficam dentro do mesmo prédio, que corresponde ao antigo aeroporto de Barajas. Calcule entre 10 e 15 minutos para se deslocar a pé entre os dois terminais. O percurso é feito por dentro do terminal.

Conexão entre o T4/T4S e o T1/T2, e vice versa

Se você estiver chegando em um voo internacional no T4S e pegando uma conexão nacional ou europeia no T2, ou chegando no T1 e pegando uma conexão no T4, conte com um mínimo de duas horas e meia para completar a conexão, caso já tiver despachado a bagagem até o destino final. Deixe um intervalo de três horas e meia, se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino.

Nunca esqueça que o tempo de conexão está longe de ser uma ciência exata!

aeropuerto de Barajas, Madri

Como ir do aeroporto até o centro de Madri

Respondemos essa dúvida, de forma muito detalhada, nos textos como ir do aeroporto de Barajas ao centro de Madri e como ir do aeroporto de Barajas até a estação de Atocha.

Não deixe de consultá-los e, se tiver qualquer dúvida sobre como chegar no seu hotel, aproveite para perguntar. Tentaremos dar para você o mapa da mina!

hotéis próximos do aeroporto

Hotéis próximos ao aeroporto de Madri Barajas

Existem muitas opções de hotéis tanto na cidade de Barajas, próxima do aeroporto, como nas redondezas do aeroporto de Madri. Já ficamos hospedados em mais de 10 hotéis próximos do aeroporto, e no texto hotéis próximos do aeroporto de Madri compartilhamos nossas experiências.

aeroporto de Madri

Guarda-volumes no aeroporto de Madri

Veja nosso texto guarda-volumes no aeroporto de Madrid Barajas, com informações detalhadas sobre o serviço.

Dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas, alguma dúvida?

Se você tiver qualquer dúvida sobre as dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas, aproveite a caixa de comentários do texto para perguntar.

6 comentários em “dicas sobre o aeroporto de Madri Barajas”

  1. Avatar

    Tenho uma conexão de uma hora no terminal T4S, chego de Londres e vou para o Brasil. Bagagens despachadas diretamente. Como é meu voo de volta, preciso passar pela imigração? uma hora é suficiente?

    1. Tony | passaporte MADRI
      Tony | passaporte MADRI

      Veja a seção “Quanto tempo é necessário para completar uma conexão no aeroporto?” no texto acima. Não ter que se deslocar do T4S até o T4 pode economizar até 15 minutos da conexão. Uma conexão de uma hora não é adequada para quem tem uma tolerância baixa ao risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *