o Menú del día

O Menú del día é um grande amigo que quem visita Madri precisa conhecer. Continue lendo para saber mais sobre uma ótima escolha na hora do almoço.

menú del día, Madri

O almoço, a refeição mais importante do dia

A principal refeição do dia na Espanha é o almoço (comida ou almuerzo em espanhol). Um almoço tradicional é formado por uma sequência de pratos, que são servidos, um de cada vez, e retirados para dar lugar ao próximo prato que vem na sequência.

  • primer plato. O primeiro prato pode ser uma salada caprichada, quase nunca sem algum queijo, atum, ovo, presunto curado (jamón serrano); o conceito de vegetariano exclui esses complementos. Ou ainda pode ser uma massa, verduras, legumes, embutidos.
  • assim que terminar com o primeiro prato, este é retirado e servido o segundo plato, geralmente composto por algum peixe, frutos do mar ou carne (porco, vaca, coelho, carneiro, caça).
  • finalmente vem o postre (a sobremesa), que pode ser alguma fruta de temporada, doces (flan, coalhada, pudins regionais) ou sorvete.

Normalmente a refeição é acompanhada por pão, água, vinho, sobremesa e/ou café.

menú del día, Madrid

O que é o Menú del día

A maioria dos restaurantes oferece o tipo de refeição descrita no ponto anterior com nome de menú del día, que corresponderia, a grosso modo, ao PF ou prato comercial brasileiro. O menú del día típico inclui várias opções de primeiro prato, segundo prato e sobremesa, para que você escolha somente um de cada item para compor seu próprio menu. Tudo por um preço fixo que inclui as três rondas de pratos, além da bebida e qualquer outro ítem mencionado no menú.

Se o orçamento estiver apertado ou você quiser comer do jeito que a maioria dos cidadãos de Madri comem, o menú del día poderá ser sua escolha na hora do almoço. Em termos de preço-qualidade, é absolutamente imbatível. Além de sair muito em conta, você sabe, antes de começar a comer, quanto vai gastar.

menú del día, Madrid

Quando é oferecido o Menú del día

O menú del día costuma ser oferecido, de segunda a sexta, no horário do almoço. Em Madri, o horário em que as pessoas da cidade costumam almoçar é entre 14h e 15:30h. Como a capital da Espanha é uma cidade muito turística, os horários de muitos restaurantes foram adaptados ao costume de almoçar mais cedo, presente em grande parte dos países europeus, bem como no Brasil. Por isso, não é difícil encontrar restaurantes abertos às 13h. Provavelmente só vai ter estrangeiro comendo nesse horário, mas se você estiver com fome, vai ter onde comer.

Há restaurantes que oferecem a opção de menú del día tanto no horário do almoço, quanto no horário do jantar. Há outros que oferecem um menú del día diferenciado, com um preço maior, no horário do jantar. E há muitos restaurantes que não oferecem menú del día no horário do jantar, restando unicamente opções à la carte.

O menú del día servido no horário do jantar também segue a mesma sequência de pratos servidos na hora do almoço.

Em geral, jantar é mais caro que almoçar.

Não custa nada perguntar, na hora de entrar no restaurante: ¿tienen menú del día?.

menú del día, Madrid

Outras informações sobre comida em Madri

Veja também, no menú comida, os textos dedicados aos pratos típicos de Madri, às tapas típicas de Madri, aos doces típicos de Madri e às bebidas típicas de Madri.

4 comentários em “o <em>Menú del día</em>”

  1. Avatar

    Minha experiência com o menú del dia em Madrid.
    Em geral, o menú del dia é muita comida para os padrões brasileiros.
    O primer plato já é uma baita refeição e depois ainda tem o segundo plato, que seria a refeição principal. Para quem não come muito, certamente irá sobrar, lembrando que ainda tem o postre (sobremesa).
    Então, caso esteja com acompanhante, o bom senso seria pedir para dividir os pratos e assim não desperdiçar comida.
    Fiz isto algumas vezes, mas os espanhóis não gostam, eles fecham a cara.
    Eu estive em Madrid com minha esposa e minhas duas filhas de 15 e 11 anos.
    Fiz a seguinte experiência no mesmo restaurante:
    4 Menu del dia para 4 pessoas – O Atendimento foi cordial e gentil.
    3 Menu del dia para dividir para 4 pessoas – O Atendimento foi ríspido, de cara fechada.
    Também pedi para dividir em outros restaurante, e a percepção foi a mesma, eles não gostam.
    Então fica a dica.
    Apesar de não concordar com o desperdício de comida, o costume na Espanha não é de dividir o menu del dia, você poderá ficar constrangido se fizer isto.

    1. Tony | passaporte MADRI
      Tony | passaporte MADRI

      Bom dia, Henrique, muito obrigado por ter compartilhado sua experiência. O “menú del día” não é para ser compartilhado. Não é justo exigir do restaurante, que está oferecendo um produto com um preço muito ajustado, que ainda providencie louça e talheres extra, que devem ser lavados posteriormente, pelo mesmo preço. Quem não quiser comer o menú completo (que nem sempre é tão farto como descrito por você, a tendência é a encontrar menús cada vez mais enxutos) pode escolher um único prato do cardápio. Há alguns restaurantes, poucos, que oferecem meio menú para aqueles sem tanta fome.

  2. Avatar

    Olá Tony,
    Eu acredito que é mais uma questão cultural, do que financeira.
    Os pratos individuais ou até mesmo o famoso PF (Prato Feito) no Brasil, talvez seja equivalente ao “menú del dia”, mas normalmente por aqui (São Paulo), não é indelicado pedir para dividir, principalmente quando se está com mulheres e crianças, que geralmente comem menos que homens adultos (que foi o meu caso em Madrid, conforme descrevi).
    Nos restaurantes que frequentei, o “menú de dia” era muito bem servido, se comparado aos padrões brasileiros.
    Mas sem dúvidas, todo o visitante deve se ajustar a cultura de cada país, principalmente para não cometer gaf’s e evitar passar algum constrangimento.
    Só a titulo de exemplo, na Índia comer com a mão esquerda significa falta de higiene, pois as pessoas reservam a mão esquerda para auxiliar na limpeza de suas necessidades.
    São culturas que nos enriquecem e devemos respeitar.
    Um abraço!

    1. Tony | passaporte MADRI
      Tony | passaporte MADRI

      Bom dia de novo, Henrique. Para quem não quer comer um “menú del día” completo, existe o “plato combinado”, que é o equivalente direto do PF brasileiro. Mas o “plato combinado” não é oferecido normalmente por restaurantes, é mais típico de “cafeterías” e bares. De qualquer jeito, concordamos 100% com você, o correto é tentar se ajustar à cultura e costumes do país que você está visitando. Muito obrigado mais uma vez por compartilhar suas opiniões e experiências. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima