tapas típicas de Madri

tapas típicas de madri

Quando se pensa em Madri e sua culinária, a primeira ideia que vem à cabeça são as tapas. O que são exatamente? As tapas são pequenos pratos. As combinações de ingredientes que podem ser encontrados nas tapas são infinitas, a variedade de tapas é interminável. Comer tapas é parte da cultura madrilenha e uma forma de se relacionar socialmente com os outros.

tapas típicas de madri

De tapas

Madri tem uma fantástica cultura da tapa, com uma extensa variedade de pratos e ingredientes. Os madrilenhos adoram salir de tapas! As tapas são um ingrediente essencial da vida na capital da Espanha. Tapear é um ritual social. Porém, muito informal. Por isso os bares normalmente ficam lotados, com muita gente tendo que comer em pé ou ao redor de pequenas mesas. Os bares de tapas são barulhentos, lotados e com uma atmosfera própria.

Quando o tempo permite, muitos bares colocam mesas nas calçadas e nas praças (criando as populares terrazas) onde é possível sentar, comer, beber e, ao mesmo tempo, contemplar a vida da cidade. Na primavera, no verão e no outono as praças de Madri são ponto de encontro de locais e turistas.

Vamos dar uma olhada a algumas das tapas mais tradicionais de Madri, que também podem ser encontradas em outras partes da Espanha. Escolher entre zilhões de opções não é fácil, e para poder apresentar uma lista completa seriam necessárias muitas páginas! As 10 tapas que apresentamos a seguir servem de introdução à culinária mais informal de Madri.

Pincho de tortilla

tapas típicas de Madri: pincho de tortilla

O pincho de tortilla é uma das tapas mais comuns na Espanha toda, e Madri não é diferente. É uma fatia de tortilla de patata, acompanhada por um pedaço de pão. A tortilla é a tradicional omelete de batata, elaborada com ovo, batata, cebola, azeite e sal. A forma da fatia pode variar, sendo mais fina ou mais grossa.

Calamares a la romana

tapas típicas de Madri: calamares a la romana

Uma porção de calamares a la romana é uma das pedidas mais típicas em Madri. Os calamares são anéis de lula empanados e fritos, que podem ser servidos acompanhados de maionese e limão.

Bocadillo de calamares

tapas típicas de Madri: bocadillo de calamares

Pegue os calamares de uma porção de calamares a la romana e coloque dentro de um sanduíche preparado com uma pequena baguete: eis o bocadillo de calamares, o sanduba mais famoso de Madri e uma das suas tapas mais conhecidas. Você pode escolher se quer maionese no sanduba, e um molho picante, também.

Gallinejas

tapas típicas de Madri: ganillejas
Foto de w:es:Usuario:BarcexEspañol [CC BY-SA 3.0], de Wikimedia Commons.

As ganillejas são um prato muito típico de Madri que pode não agradar todo mundo. O prato é elaborado com as tripas e os intestinos da galinha (também pode ser do cordeiro), que são fritos na sua própria gordura. Costuma ser comido acompanhado de vinho ou cerveja.

Oreja a la plancha

tapas típicas de Madri: Oreja a la plancha

A oreja a la plancha é mais uma iguaria típica de Madri que não deve agradar todo mundo, apesar de ser deliciosa. Seu ingrediente principal é a orelha do porco, que é limpa, cozida, e frita com diversos temperos.

Patatas bravas

tapas típicas de Madri: patatas bravas

As patatas bravas são, muito provavelmente, a tapa mais popular na Espanha toda. São batatas cortadas em pedaços, fritas e servidas com um molho picante. Em Madri são preparadas de um jeito um pouco diferente ao de outras partes da Espanha, sem que seja acrescida maionese no preparo. Cá entre nós, não somos grandes fãs das patatas bravas preparadas ao estilo de Madri.

Soldaditos de Pavía

tapas típicas de Madri: soldaditos de Pavía

Os Soldaditos de Pavía são suculentos pedaços de lombo de bacalhao fritos, às vezes acompanhados por pimentões vermelhos. É uma tapa muito típica de Madri. Há várias teorias sobre a origem do nome; todas elas estão relacionadas com o regimento de Húsares de Pavía e seu uniforme.

Huevos rotos

tapas típicas de Madri: huevos rotos
Foto de Tamorlan [CC BY-SA 3.0], de Wikimedia Commons.

Os huevos rotos (ovos quebrados), também conhecidos como huevos estrellados, são um dos pratos mais populares de Madri, conhecidos também em outras partes da Espanha. Uma porção de huevos rotos contém ovos fritos acompanhados por batatas fritas e algum tipo de embutido, habitualmente fatias de presunto curado. Se você tiver problemas com o colesterol, fuja deles!

Caracoles a la madrileña

tapas típicas de Madri: caracoles a la madrileña
Foto de Tamorlan [CC BY-SA 3.0], de Wikimedia Commons.

Os caracoles (escargôs) são um ingrediente muito utilizado na culinária espanhola. Em Madri, são preparados em um fogo lento dentro de um caldo de carne. Pode ser acrescentada uma guindilla (pimenta), que confere um toque picante ao molho. Tradicionalmente, são servidos em uma pequena panela de barro.

Gambas al ajillo

tapas típicas de Madri: gambas al ajillo

Foto de Krista [CC BY 2.0], de Wikimedia Commons.

As gambas al ajillo são um prato muito popular em Madri e outras regiões principalmente do sul da Espanha. O prato é elaborado com camarões descascados que são fritos em azeite e alho e servidos quentes. Costuma ser servido em uma pequena panelinha de barro.

Outras comidas típicas de Madri

Veja também, no menú comida, os textos dedicados aos pratos típicos de Madri, aos doces típicos de Madri e às bebidas típicas de Madri. E conheça nosso guia Roteiro de tapas por Madri.

Roteiro de tapas por Madri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *