Museo Reina Sofía

No seguinte texto apresentamos o Museo Reina Sofía, de nome oficial Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, um dos museus mais importantes de Madri.

Reina Sofía, Madri

O Museo Reina Sofía

O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía é o tesouro mais importante da arte moderna e contemporânea na Espanha. Contém uma excelente coleção de mestres espanhóis como Pablo Picasso (1881-1973), o abstrato Joan Miró (1893-1982) e o surrealista Salvador Dalí (1904-1989).

Reina Sofía, Madri

O museu é o resultado da espetacular reabilitação, no começo da década de 1980, de um hospital do século XVIII. Foi inaugurado em 1990, com o destaque de dois elevadores panorâmicos na fachada. Nesta fachada está um dos acessos ao museu.

O outro acesso fica na extensão desenhada pelo arquiteto francês Jean Nouvel e inagurada em 2005. Essa extensão se integra harmoniosamente com o prédio antigo. É facil de reconhecer pela cobertura vermelha.

Reina Sofía, Madri

Muitas das obras da coleção permanente do museu foram transferidas do vizinho Museo del Prado. Dois andares do museu estão reservados para exposições temporárias, e dois andares contém a coleção permamente com destaque para a arte abstrata, pop e minimalista. A obra mais famosa do museu e o grandioso e impactante Guernica de Picasso.

O museu tem uma biblioteca pública com mais de 100.000 livros, 1.000 vídeos e 3.500 gravações de som.

Informações práticas

O endereço oficial do museu é Calle de Santa Isabel, 52. Veja aqui sua localização no mapa.

O horário de abertura do museu é:

  • segundas, e de quartas a sábados, de 10h a 21h.
  • domingos, de 10h a 19h. No domingo, o acesso é gratuito a partir das 13:30h. Saiba que as filas  começam a se formar muito tempo antes do início do horário de visitação gratuita.

O Museo Reina Sofía fecha no 1 e 6 de janeiro, no 1 e 15 de maio, no 9 de novembro e no 24, 25 e 31 de dezembro.

O valor do ingresso para adultos é de 10€. O ingresso é gratuito para menores de 18 anos, estudantes entre 18 e 25 anos (com a carteira do ISIC) e maiores de 65 anos.

Confira outras informações no site oficial do museu.

Como chegar no Museo Reina Sofía

A estação do metrô de Madri Atocha (na linha 1, azul) fica muito próxima da entrada principal do museu.

O Museo Reina Sofía no seu roteiro por Madri

O Museo Reina Sofía é visitado no final do roteiro 4 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima