Parque del Retiro

O Parque del Buen Retiro, ou simplesmente Parque del Retiro, localizado na região central de Madri, é o parque mais famoso da capital da Espanha.

Palacio de Cristal no Parque del Retiro, Madri

O Parque del Retiro pertenceu à monarquia espanhola até finais do século XIX, quando passou a ser um parque público. Esta magnífica área verde está repleta de lindas esculturas, monumentos, palácios e lagos. Recebe muitos eventos e é um lugar ideal para um passeio tranquilo.

Originalmente, El Retiro era um conjunto de jardins que fazia parte do Palacio del Buen Retiro. Com o passar dos anos, os jardins se expandiram e se transformaram, especialmente depois de abrir as portas para o público em 1767.

Parque del Retiro, Madrid

O Palacio del Buen Retiro foi usado até o final da época de Carlos III. A maior parte do palácio foi destruída durante a Guerra de Independencia (1807-1814) contra a França. Os jardins passaram a ser propriedade pública em 1868.

A seguir apresentamos vários destaques que podem ser vistos durante seu passeio pelo parque. Veja o mapa no final do texto para localizar todos os pontos de interesse dentro do parque.

El Ahuehuete

Esta árvore mexicana, parecida com o cipreste, é a árvore mais antiga de Madri. Plantada em 1640, em uma zona conhecida como o Parterre, o único jardim francês dentro do parque, foi uma encomenda de Felipe V.

Estanque de las Campanillas

Este laguinho fica atrás do Parterre. Construído no século XVII no lugar ocupado por uma torre chinesa. A torre foi pintada e rodeada por pequenos sinos.

Parque del Retiro, Madrid

Fuente de la Alcachofa

A Fonte da Alcachofra estava na Glorieta de Atocha e foi construída por Ventura Rodríguez em 1781. Durante o reinado de Carlos III, seu destino original era estar no Salón del Prado. Como causava muitos problemas na circulação em torno de Atocha, foi trasladada até o Retiro em 1880.

Fuente del Ángel Caído

A Fonte do Anjo Caído foi construída em 1922. Sua estátua principal, El Ángel Caído, é um trabalho de Ricardo Bellver, inspirado em um texto do Paradise Lost de John Milton no qual Lúcifer é representado caindo dos céus. Dizem que esta estátua é o único monumento público conhecido que está dedicado a Satanás.

Parque del Retiro, Madrid

La Rosaleda

O roseiral contém uma coleção variadíssima de rosas do mundo todo, agrupadas por variedade, cor ou classe. Na primavera e no verão torna-se um verdadeiro espetáculo.

Parque del Retiro, Madrid

Palacio de Cristal

Desenhado pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco, esta estrutura de vidro e aço foi construída em 1887, para exibir a flora e fauna de Filipinas, que na época era uma colónia espanhola. O palácio, com forma de cruz grega, está construído quase inteiramente com vildro emoldurado por ferro e com uma base de tijolo decorado com cerâmica. O palácio já não é usado como estufa, recebendo habitualmente exposições de arte.

Palacio de Velázquez

Conhecido originalmente como Palacio de la Minería, foi consturído, entre 1881 e 1883, pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco (que deu nome ao palácio), o engenheiro Alberto Palacio, e o ceramista Daniel Zuloaga, para abrigar a Exposición Nacional de Minería. Hoje funciona como uma galeria de arte.

Parque del Retiro, Madri

Estanque Grande

Provavelmente o elemento mais importante do parque, este grande lago artificial foi construído inicialmente para servir como cenário para batalhas navais de brincadeira e outras apresentações aquáticas.

Na parte detrás do lago está o Monumento a Alfonso XII, com uma colunata semicircular e uma estátua equestre do monarca. Na parte norte está o Embarcadero onde é possível alugar barquinhos. Se remar não é seu forte, há também um barco movido por energia solar.

Casa de Vacas

A Casa de Vacas, construída em 1874 para ser uma granja, foi uma sala de dança chamada Pavillón, durante o começo do século XX. O popular point da noite madrilenha foi destruído por um grande incêndio e reconstruído como centro cultural.

Templete de Música

Quando El Retiro se tornou um parque público, foi destinado ao lazer dos habitantes, oferecendo espetáculos de teatro, música e dança. Tinha até um zoológico! Em 1925, a Prefeitura resolveu construir um quiosque da música, encomendado ao arquiteto Luis Bellido.

Fuente de los Galápagos

A Fonte dos Galápagos foi uma encomenda do rei Fernando VII para comemorar o primeiro aniversário da sua filha Isabel II. Foi inaugurada em 1832. Inicialmente estava na Red de San Luis, perto da Gran Vía. Mais tarde foi transferida para a Plaza de Santa Ana

Mapa do Parque del Retiro

Veja no mapa todos os pontos de interesse mencionados no texto.

Informações práticas

O Parque del Retiro abre, de abril a setembro, de 6h a meia-noite. De outubro a março, abre de 6h a 22h. A entrada é gratuita.

A estação do metrô mais próxima do parque é a Retiro, na linha 2 (vermelha).

Pode ver um folheto do Parque del Retiro, em formato PDF, contendo um mapa detalhado, aqui.

Dica do passaporteMADRI

O Parque del Retiro é um programa sensacional para um dia com tempo bom na capital da Espanha.

O Parque del Retiro no seu roteiro por Madri

O Parque del Retiro é visitado ao longo do roteiro 3 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima