como usar os táxis de Madri

Os táxis podem ser uma excelente opção de transporte em determinados casos específicos. Para conhecer como é e como funciona o serviço de táxis de Madri, continue lendo este texto.

1 | Como são os táxis de Madri?
2 | Quais são as tarifas dos táxis de Madri?
3 | Como chamar um táxi em Madri
4 | E o Uber?
5 | Como evitar uma cobrança indevida

táxis de Madri

Como são os táxis de Madri?

Os táxis de Madri são fáceis de identificar: são brancos com uma faixa diagonal vermelha pintada nas portas da frente. Há mais de 15.000 táxis em Madri e quase sempre é fácil achar um livre.

Utilizar táxi em Madri é uma opção confortável e rápida, sempre que o trânsito permitir, porém na hora do rush não é uma opção muito interessante. É também a escolha mais cara entre os meios de locomoção, que pode ser interessante se utilizada a partir de 3 passageiros. Para quem tiver um orçamento apertado ou simplesmente estiver disposto a aproveitar uma boa rede de transporte público, o táxi é uma opção dispensável.

táxis de Madri

Quais são as tarifas dos táxis de Madri?

Os preços do táxi são fixados pela prefeitura de Madri. Há uma cobrança inicial, quando o taxímetro é ligado, e dois tipos de bandeira, dependendo do horário e do dia da semana:

  • bandeira 1: segunda a sexta de 7h a 21h.
  • bandeira 2: segunda a sexta de 21h a 7h, finais de semana e feriados.

Há também uma série de suplementos que devem ser pagos:

  • desembarque no aeroporto de Barajas, quando não houver cobrança de tarifa fixa (veja mais detalhes sobre a cobrança fixa para sair do aeroporto de Madri no texto como sair do aeroporto de Madri).
  • embarque em uma estação de trem ou rodoviária.

Um número grande de taxistas aceita pagamento com cartões de débito e crédito.

táxis de Madri

Como chamar um táxi em Madri

Os táxis podem ser parados em qualquer parte da cidade. Uma luz verde no teto indica que estão livres e podem ser parados na rua. Só é necessário esticar o braço para indicar que você está querendo um táxi.

Podem ser pegos também em algum dos pontos de táxi da cidade, ou solicitados por telefone.

E se você quiser usar um app para chamar um táxi, não deixe de conferir o texto app para pedir táxi em Madri.

E o Uber?

O Uber funciona de forma legal em Madri. Se você estiver acostumado com o sistema, pode testá-lo em Madri como alternativa ao táxi.

Como evitar uma cobrança indevida

Uma das principais preocupações do viajante que chega em uma cidade desconhecida é não ser enganado pelos taxistas. São poucas as cidades no mundo onde a malandragem entre os taxistas é inexistente. Em geral, os táxis de Madri funcionam bem e os taxistas são profissionais. Porém, há uma minoria de taxistas que tenta se aproveitar dos turistas, como acontece em muitas outras grandes capitais do mundo.

Veja a seguir como evitar cobranças indevidas:

  • a principal forma de tirar mais dinheiro do viajante se dá quando o taxista utiliza uma rota mais demorada até o destino para incrementar a conta a ser paga pela corrida. Para quem não conhece a cidade, não existe uma fórmula contra esta tática.
  • a segunda forma de engano consiste em aplicar suplementos indevidos ao valor da corrida. Preste atenção especialmente aos suplementos por saída ou entrada no aeroporto e pelo transporte de malas.
  • a terceira forma de engano é um esquema que funciona entre alguns porteiros de hotéis e alguns taxistas deshonestos. Basicamente, o porteiro do hotel cobra uma “comissão” do taxista por ter ligado para ele. O taxista, por sua vez, repassa o valor da comissão para o cliente. O porteiro do hotel pode pedir a comissão que quiser para o taxista, mas este não pode nunca repassá-la para você.
  • no caso pouco frequente do taxista se recusar a ligar o taxímetro, não embarque no táxi e anote a placa do mesmo para fazer uma denúncia. Todas as corridas de táxi devem ser feitas com o taxímetro ligado.

Ante qualquer dúvida ou comportamento estranho do taxista, peça um recibo antes de pagar qualquer valor (“quería un recibo, por favor”). No recibo deve aparecer a identificação do taxista e, de forma discriminada, o custo da corrida e os suplementos aplicados. No caso de dúvida sobre algum suplemento, peça esclarecimentos para o taxista. Todos os suplementos aplicados devem aparecer no recibo. O taxista não pode acrescentar, ao valor que marca o taxímetro, nenhum suplemento que não apareça discriminado no recibo.

Se você suspeitar que está sendo vítima de uma cobrança indevida, fale para o taxista aguardar enquanto você avisa a polícia para pedir esclarecimentos.

Outros transportes

O táxi é um entre vários meios de transporte que permitem se locomover pela cidade. Veja outras informações no texto como se locomover em Madri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima