Plaza de la Villa

No seguinte texto apresentamos a Plaza de la Villa, uma das praças mais importantes no Madrid de los Austrias. Continue lendo para saber mais sobre um lugar muito bonito no centro de Madri.

Plaza de la Villa, Madrid

A Plaza de la Villa é uma pracinha pitoresca rodeada, em três lados, por exemplos muito bem preservados do barroco típico de Madri. Outro representante deste mesmo estilo, que data do século XVII, é o Palacio de Santa Cruz. Combina de forma agradável o tijolo, a pedra exposta e o ferro forjado.

O maior prédio da praça já serviu como cadeia e como Casa de la Villa (prefeitura). As duas portas de entrada da Casa refletem esta dupla função. O prédio foi sede da prefeitura de Madri desde a Idade Média até muito recentemente, quando a prefeitura foi trasladada ao grandioso CentroCentro na Plaza de Cibeles.

Plaza de la Villa, Madrid

En frente da Casa de la Villa está a Casa e Torre de los Lujanes. A torre é a estrutura mais antiga, do começo do século XV, enquanto a casa é de finais do mesmo século. Ambas foram construídas no estilo mudéjar, um estilo de arquitetura fortemente influenciado pela arte muçulmana que se expandiu pela Península Ibérica no século XII.

Após a Casa de la Villa, conectada a ela por uma passagem, está a Casa de Cisneros, com decoração frontal no estilo plateresco, um estilo derivado do gótico tardio em Castela. A Casa de Cisneros é um exemplo único. Foi construída em 1537 por Benito Jiménez de Cisneros, um arquiteto do século XVI, sobrinho do Cardeal Cisneros, o fundador da Universidade de Alcalá de Henares.

No centro da praça há uma estátua de Álvaro de Bazán, comandante da Invencível Armada que, em 1588, fracassou estrondosamente na tentativa de conquistar a Inglaterra.

Plaza de la Villa, Madrid

Informações práticas sobre a Plaza de la Villa

A Plaza de la Villa fica muito próxima de importantes pontos turísticos da capital, como a Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel ou a Catedral de la Almudena, no coração de Madri. Veja sua localização no mapa aqui.

A estação de metrô mais próxima é Sol, das linhas 1, 2 e 3.

Dica do passaporteMADRI

Se você gosta de doces, a loja El Jardín del Convento, na rua Cordón, 1, muito próxima da Plaza de la Villa (veja sua localização no mapa aqui) vende iguarias elaboradas por freiras de diferentes conventos da Espanha toda.

A Plaza de la Villa no seu roteiro por Madri

A Plaza de la Villa é visitada ao longo do roteiro 1 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima