Plaza de Cibeles

A Plaza de Cibeles, localizada no coração de Madri, é uma das praças mais importantes da capital da Espanha. Continue lendo para saber tudo sobre ela.

Plaza de Cibeles, Madri

A Plaza de Cibeles é uma praça com um conjunto escultórico de mármore, no estilo neoclássico, que se transformou em um símbolo de Madri. O nome original da Plaza de Cibeles foi Plaza de Madrid, mas em 1900 a prefeitura trocou seu nome para Plaza de Castelar, e mais tarde para o atual Plaza de Cibeles.

Plaza de Cibeles, Madrid

Quatro importantes prédios rodeiam a praça: o Banco de España, o Palacio de Buenavista, o Palacio de Linares e o Palacio de Cibeles.

Fuente de Cibeles, Madri

No centro da praça está a Fuente de Cibeles, denominação que se deve a Cibele, uma deusa originária da Frígia, que tinha muitos seguidores em Roma. A fonte é um dos cartões-postais mais famosos de Madri. Nela aparece a deusa sentada em um carro puxado por dois leões. Foi construída durante o reinado de Carlos III e desenhada por Ventura Rodríguez entre 1777 e 1782. É aqui onde os torcedores do Real Madri comemoram as conquistas do clube (os torcedores do Atlético de Madri comemoram na vizinha Fuente de Neptuno).

CentroCentro, Madri

O prédio mais importante da Plaza de Cibeles é o Palacio de Cibeles (antigamente Palacio de Telecomunicaciones e hoje conhecido como CentroCentro). O prédio, que parece uma catedral, foi construído em 1909 por Antonio Palacios e Joaquín Otaminedia para ser a sede da empresa de correios da Espanha. Essa foi a função do prédio até 2007, quando passou a ser a nova sede da Prefeitura de Madri (Ayuntamiento de Madri).

No extremo oposto do Banco de España está o Palacio de Linares. O palácio barroco foi construído em 1873 por um rico banqueiro, José de Murga. No final da década de 1970, o prédio estava abandonado. Foi completamente renovado em 1992 e hoje é a sede da Casa de América, um centro cultural e de artes focado na América Latina.

No extremo oposto do Palacio de Cibeles está o Palacio de Buenavista, quartel geral do exército espanhol. A Duquesa de Alba financiou sua construção em 1777. É o único prédio da praça que conta com um jardim francês, desenhado pelo arquiteto Ventura Rodríguez. Após a morte da Duquesa de Alba, o palácio passou a ser propriedade da Coroa. Em 1847 foi convertido em Ministério da Guerra e em 1939 foi cedido ao exército espanhol.

Banco de España, Madrid

No começo da Calle Alcalá, à esquerda, fazendo esquina com o Paseo del Prado, está o Banco de España.

Informações práticas sobre a Plaza de Cibeles

A Plaza de Cibeles fica no centro de Madri, no cruzamento da Calle Alcalá com o Paseo del Prado e o Paseo de Recoletos. Veja aqui sua localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Banco de España, da linha 2 (vermelha).

A Plaza de Cibeles no seu roteiro por Madri

A Plaza de Cibeles é visitada ao longo dos roteiros 2 e 5 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima