Mercado de San Miguel

No seguinte texto apresentamos o Mercado de San Miguel, que é o centro gastronômico mais famoso de Madri. Continue lendo para saber mais sobre uma atração turística imperdível.

Mercado de San Miguel, Madrid

O Mercado de San Miguel é uma verdadeira obra de arte. Foi um mercado local, inaugurado em 1916, depois de quase 80 anos de planejamento e construção! É uma das poucas estruturas modernistas feitas em ferro e que ainda podem ser vistas em Madri, junto com as estações de trem de Atocha e Delicias.

O mercado não foi sempre tão próspero como se vê hoje em dia. Na década de 1980, o velho Mercado de San Miguel atravessava um período de decadência. As pessoas tinham mudado seus hábitos de consumo e a cidade não via como o Mercado poderia continuar funcionando. Depois de quase ter fechado suas portas, na última década do século XX, foi comprado por um grupo de investidores.

Mercado de San Miguel, Madrid

Em 2009, privatizado e reformado, o Mercado reabriu como um centro gastronômico.

Na verdade, junto com uma banca de peixe, só restam uma banca de frutas e verduras, ambas com preços bastante inflacionados. O resto do mercado está ocupado por bares, que servem bebidas e tapas, e o mercado ainda conta com uma pequena área central onde é possível sentar (nos horários de menor movimentação dentro do mercado).

Madrid

Um passeio pelo Mercado de San Miguel significa escutar inúmeras línguas diferentes e ver gente do mundo todo, celebrando a culinária de todas as regiões da Espanha. O programa no mercado é comer, e quase todos os bares e balcões servem comidinhas prontas, incluindo tapas e sobremesas.

É melhor visitar o mercado durante a semana e antes da hora do jantar, quando está mais tranquilo. Mas se as multidões não incomodam você, tente ir também no final de semana.

Informações práticas sobre o Mercado de San Miguel

O Mercado de San Miguel fica na Plaza de San Miguel, s/n, junto à Plaza Mayor, no coração de Madri. Veja sua localização no mapa aqui.

A estação de metrô mais próxima é Sol, das linhas 1, 2 e 3.

Os horários do mercado são:

  • de segunda a quinta, e no domingo, de 10h a 24h.
  • sextas e sábados, e as vésperas de feriados, de 10h a 1h da manhã.

Confira informações atualizadas no site oficial do mercado.

Dica do passaporteMADRI

O Mercado de San Miguel é muito animado, dia e noite. Mas tome especial cuidado com os batedores de carteira no mercado, que gostam de aproveitar as distrações dos turistas para cometer seus furtos. Veja mais orientações sobre o assunto no texto segurança em Madri.

O Mercado de San Miguel no seu roteiro por Madri

O Mercado de San Miguel é visitado ao longo do roteiro 1 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima