Plaza Mayor

A Plaza Mayor, localizada na região conhecida como Madrid de los Austrias, é uma das praças mais bonitas e famosas de Madri.

Plaza Mayor, Madrid

Chamada originalmente Plaza del Arrabal, a Plaza Mayor foi construída durante o reinado de Felipe III (1598-1621). Tem forma retangular e está rodeada por prédios residenciais de três andares, com 237 sacadas voltadas para a praça.

Plaza Mayor, Madrid

Durante a Idade Média, o lugar era um grande mercado que os árabes tinham levantado fora dos antigos muros da cidade.

Na década de 1560, o rei Felipe II pediu para Juan de Herrera, arquiteto do Monasterio del Escorial, que transformasse o mercado em uma verdadeira praça. Ele idealizou um grandioso desenho com a finalidade de transmitir aos mercadores a importância do lugar. A construção só começou em 1617.

Madrid

O projeto inicial era uma grande praça rodeada por prédios de madeira com até 6 andares. Mas vários incêndios destruíram os prédios em 1631, 1672 e 1790. O aspecto atual da praça corresponde à reconstrução mais recente, seguindo um desenho de Juan de Villanueva.

A Plaza Mayor foi o cenário de eventos de massas: mercados, touradas, jogos de futebol, execuções púlbicas e, na época da Inquisição, autos-de-fé contra supostos hereges e execuções dos condenados à morte.

top 10 madrid

Se há um prédio na Plaza Mayor que vai chamar sua atenção este é, sem dúvida, a Casa de la Panadería (Casa da Padaria), que você pode ver na foto acima. Este lindo prédio foi construído no século XVII, apesar de posteriormente ter sofrido muitas transformações, especialmente depois dos incêndios mencionados anteriormente.

Madrid

Os afrescos que decoram a fachada foram acrescentados em 1670. Infelizmente, os originais se perderam e tiveram que ser restaurados várias vezes, a última em 2015.

A Casa da Padaria foi sempre a sede do Grêmio dos Padeiros, um dos mais influentes no país. Esta organização teve muito poder, controlando o preço dos grãos no país todo. Este fato deu a esse coletivo muito poder político e econômico. O prédio tem duas torres flamencas terminadas em agulhas e está no extremo norte da praça.

No lado oposto da Plaza Mayor há um prédio similar, também com duas torres com agulhas. É a Casa de la Carnicería, que já foi um açougue.

Madrid

A estátua equestre de Felipe III é obra do escultor flamenco Giambologna. A obra é de 1616, mas passou a ocupar o centro da praça somente em 1848, quando foi trasladada da Casa de Campo, época na qual a praça estava sendo redesenhada com jardins. Os jardins foram retirados em 1936.

Plaza Mayor, Madrid

Dica do passaporteMADRI

A Plaza Mayor é muito animada, dia e noite. Mas tome especial cuidado com os batedores de carteira na região, que gostam de aproveitar as distrações dos turistas para cometer seus furtos. Veja mais orientações sobre o assunto no texto segurança em Madri.

A Plaza Mayor no seu roteiro por Madri

A Plaza Mayor é visitada ao longo do roteiro 1 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima