dicas sobre a estação de Atocha

estação de Atocha

A estação de Atocha é a estação de trem mais importante, não só de Madri, mas da Espanha toda. Para quem visita Madri, Atocha é ponto de chegada e partida do trem e do ônibus do aeroporto de Barajas (veja como ir do aeroporto de Barajas até a estação de Atocha), além de ser a base da qual partem a maioria dos trens-bala com destino a outras cidades do país. Siga lendo para saber mais sobre a estação.

Para começar, é necessário realizar os seguintes esclarecimentos terminológicos:

  • ATOCHA é o nome geral que recebe o complexo da estação.
  • PUERTA DE ATOCHA é a parte da estação onde opera o trem-bala.
  • ATOCHA-CERCANÍAS é a parte da estação onde operam os trens metropolitanos.
  • ATOCHA-RENFE é a estação do metrô, da linha 1 (azul), que dá acesso à estação de trem.

Um pouco de história da estação de Atocha

A estação original de Atocha, conhecida na época como Estación del Mediodía, foi inaugurada em 1892. Sua fachada é considerada uma obra-prima da arquitetura ferroviária do século XIX. Alberto Palacio, um colaborador de Eiffel, dirigiou a obra. O ferro utilizado na cobertura foi trazido da Bélgica, enquanto os tijolos vieram de diferentes partes da Espanha.

Ao longo da história, a estação passou por várias reformas e ampliações. A mais importante aconteceu na parte final do século XX, com a chegada do trem-bala. Como o tamanho da estação era insuficiente para a operação do novo tipo de trem, foi necessário realizar uma grande reforma, que foi dirigida pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo entre 1985 e 1992.

atocha ave
Atocha, Madrid

Foram construídas duas estações completamente novas, a Puerta de Atocha para os trens-bala e a Atocha-Cercanías para os trens metropolitanos (as duas fotos acima).

atocha

A antiga estação foi preservada, e no seu interior, por onde antes passavam os trilhos e trens, hoje há um lindo jardim tropical, com plantas trazidas inclusive do Brasil. É uma parte muito bonita da estação (veja a foto acima) que vale muito a pena conhecer. O guarda-volumes da estação fica dentro do jardim tropical.

Madrid

Em 11 de março de 2004, várias bombas colocadas por terroristas islamistas explodiram na estação de Atocha e outras partes de Madri, matando 191 pessoas. Um emocionante memorial, localizado dentro da estação de Atocha (ver foto acima) homenageia as vítimas do ato terrorista.

Onde fica a estação de Atocha e como chegar nela

A estação de Atocha fica no distrito de Arganzuela/Retiro, muito próxima do Museo del Prado e do Parque del Retiro. Veja aqui sua localização exata no mapa.

Para quem já está em Madri, o metrô é a forma mais fácil de chegar na estação. Viaje até a estação Atocha-Renfe na linha 1 (azul) do metrô. Tome cuidado para não descer na estação do metrô Estación del Arte (anteriormente chamada “Atocha”), que fica antes de chegar na estação de trem.

Para quem chegou no aeroporto de Madri, a estação é o destino final tanto do trem como do ônibus do aeroporto. Veja informações detalhadas no texto como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha.

Hospedagem

Não deixe de conferir o texto hotéis próximos da estação de Atocha, com nossas dicas de hospedagem para aquele que procura um hotel muito próximo da estação.

Mapa da estação

Veja no mapa a continuação as partes mais importantes da estação de Atocha.

Como se locomover em Madri

O texto como se locomover em Madri apresenta as diferentes opções de transporte para se locomover pela cidade, incluindo dicas sobre o metrô, o ônibus, o ônibus turístico, o trem e o táxi.

Se você quiser saber quais as opções de transporte que conectam a cidade com o aeroporto de Barajas, veja também o texto como sair do aeroporto de Madri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima