Puerta de Alcalá

No seguinte texto apresentamos a Puerta de Alcalá, um dos cartões-postais de Madri. Continue lendo para saber mais sobre um lugar muito bonito no centro de Madri.

Madrid

No meio da Plaza de la Independencia levanta-se um dos cartões-postais mais conhecidos de Madri, a Puerta de Alcalá.

Em 1764, o rei Carlos III encomendou, ao arquiteto italiano Francesco Sabatini, a construção de uma grande porta para substituir uma pequena porta barroca do século XVI. O rei acreditava que a porta barroca era muito pequena, considerando a importância que tinha a estrada que levava até Aragão.

O desenho neoclássico de Sabatini, realizado em granito, conta com três grandes arcos e duas portas retangulares de menor tamanho. Cada uma das portas está decorada com a cabeça de um leão, obra do artista francês Roberto Michel. A porta principal conta com estátuas de Francisco Gutiérrez.

A construção da porta levou nove anos, e foi finalmente concluída em 1778. No século XIX, a Puerta de Alcalá foi trasladada a sua localização atual.

Informações práticas sobre a Puerta de Alcalá

A Puerta de Alcalá fica próxima de importantes pontos turísticos da capital, como a Plaza de Cibeles e o Parque del Retiro. Veja sua localização no mapa aqui.

A estação de metrô mais próxima é Retiro, da linha 2 (vermelha).

Dica do passaporteMADRI

A Puerta de Alcalá é vizinha do Parque del Retiro. Visite-a na hora que você sair do parque, pela saída mais próxima da Calle Alcalá.

A Puerta de Alcalá no seu roteiro por Madri

A Puerta de Alcalá é visitada ao final do roteiro 3 do nosso Madri em 9 roteiros.

Outras atrações turísticas em Madri

Veja os textos: atrações imperdíveis | atrações gratuitas | bate-voltas | monumentos | museus | parques e jardins | pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *